Nossa Senhora Auxiliadora

De incomparável beleza é a imagem da Virgem Auxiliadora, rodeada pelos Anjos, pelos Apóstolos e Evangelistas!

De incomparável beleza é a imagem da Virgem Auxiliadora, rodeada pelos Anjos, pelos Apóstolos e Evangelistas!
Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos
Quadro de Nossa Senhora Auxiliadora venerado no altar-mor da basílica que, em sua honra, Dom Bosco construiu em Turim, Itália.
Seus mais de sete metros de altura por quatro de largura traduzem bem o título de
Quadro de Nossa Senhora Auxiliadora venerado no altar-mor da basílica que, em sua honra, Dom Bosco construiu em Turim, Itália.
Seus mais de sete metros de altura por quatro de largura traduzem bem o título de
"Mãe da Igreja e Auxiliadora dos cristãos".
Num trono de nuvens, Maria apresenta ao mundo o Menino Jesus de braços abertos,
Num trono de nuvens, Maria apresenta ao mundo o Menino Jesus de braços abertos,
como a oferecer suas bênçãos à Igreja representada pelos Apóstolos e Santos, que a aclamam Mãe e Auxiliadora.
Dom Bosco descreve-o assim:
"A Virgem domina num mar de luz e majestade.
Dom Bosco descreve-o assim:
"A Virgem domina num mar de luz e majestade.
Está rodeada de uma multidão de Anjos que a homenageiam como rainha.
Na mão direita segura o cetro, que é símbolo do seu poder;
Na mão esquerda segura o Menino que tem os braços abertos,
oferecendo assim as suas graças e a sua misericórdia a quem recorre à sua augusta Mãe.
À volta e em baixo estão os santos Apóstolos e os Evangelistas.
Eles, transportados por um doce êxtase, quase exclamam:
Regina Apostolorum, ora pro nobis. Olham atônitos a Virgem Maria.
No fundo da pintura está a cidade de Turim, com o santuário de Valdocco em primeiro plano e com o de Superga ao fundo.
Aquilo que tem maior valor no quadro é a idéia religiosa,
que gera uma devota impressão em quem o olha".
Nossa Senhora é representada no alto, entre as nuvens, como Rainha do Céu, com o cetro na mão, símbolo de seu poder. A pomba estende as suas asas sobre a cabeça; e, mais em cima, o olho de Deus Pai, que ilumina tudo de vivíssima luz. Fazem coroa à Virgem diversos grupos de engraçados anjinhos. Maria Auxiliadora é rodeada, portanto, de Anjos que lhe fazem coroa e lhe prestam homenagem como a sua Rainha.
Com a mão direita, Nossa Senhora segura o cetro, símbolo do poder; com a esquerda, segura o Menino Jesus, que tem os braços abertos, oferecendo assim suas graças e sua misericórdia a quem recorre à sua querida Mãe. Na cabeça tem uma coroa de doze estrelas, com a qual é proclamada Rainha do céu e da terra.
Os Apóstolos Pedro (com as chaves) e Paulo (com a espada) ocupam no quadro o lugar principal, depois da Virgem Mãe. Os dois estendem os braços para Nossa Senhora, como para impetrar sua proteção. Atrás deles, estão os quatro Evangelistas, com os respectivos símbolos.
À direita, São Lucas, sentado sobre o touro, leva-nos a pensar no lugar do sacrifício, próprio do Antigo Testamento. Com efeito, o Evangelho de São Lucas começa com o sacrifício do sacerdote Zacarias.
Acima de Lucas, está São Mateus, coberto com um manto branco, tendo nos braços o menino em forma de anjo, porque ele começa o seu Evangelho, enumerando os antepassados humanos de Jesus.
À esquerda, São Marcos, sentado sobre o leão, para lembrar o grito que o Evangelista brada, no começo do seu Evangelho, quando diz:
Nossa Senhora é representada no alto, entre as nuvens, como Rainha do Céu, com o cetro na mão, símbolo de seu poder. A pomba estende as suas asas sobre a cabeça; e, mais em cima, o olho de Deus Pai, que ilumina tudo de vivíssima luz. Fazem coroa à Virgem diversos grupos de engraçados anjinhos. Maria Auxiliadora é rodeada, portanto, de Anjos que lhe fazem coroa e lhe prestam homenagem como a sua Rainha.
Com a mão direita, Nossa Senhora segura o cetro, símbolo do poder; com a esquerda, segura o Menino Jesus, que tem os braços abertos, oferecendo assim suas graças e sua misericórdia a quem recorre à sua querida Mãe. Na cabeça tem uma coroa de doze estrelas, com a qual é proclamada Rainha do céu e da terra.
Os Apóstolos Pedro (com as chaves) e Paulo (com a espada) ocupam no quadro o lugar principal, depois da Virgem Mãe. Os dois estendem os braços para Nossa Senhora, como para impetrar sua proteção. Atrás deles, estão os quatro Evangelistas, com os respectivos símbolos.
À direita, São Lucas, sentado sobre o touro, leva-nos a pensar no lugar do sacrifício, próprio do Antigo Testamento. Com efeito, o Evangelho de São Lucas começa com o sacrifício do sacerdote Zacarias.
Acima de Lucas, está São Mateus, coberto com um manto branco, tendo nos braços o menino em forma de anjo, porque ele começa o seu Evangelho, enumerando os antepassados humanos de Jesus.
À esquerda, São Marcos, sentado sobre o leão, para lembrar o grito que o Evangelista brada, no começo do seu Evangelho, quando diz:
"Voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor!"
Mais acima, é representado São João Evangelista.
Mais acima, é representado São João Evangelista.
Das nuvens que estão na frente dele, aparece uma águia, para significar que ele, escrevendo o Evangelho, levantou o vôo como águia, como Aquele pelo qual foram feitas todas as coisas.
Os Apóstolos, em diversas atitudes, aos pés de Nossa Senhora, levando os instrumentos de seu martírio.
Os Apóstolos, em diversas atitudes, aos pés de Nossa Senhora, levando os instrumentos de seu martírio.
Em baixo, entre os Apóstolos Pedro e Paulo, aparece a Basílica de Maria Auxiliadora e,
no horizonte, a colina de Superga, com o templo dedicado à
Virgem Mãe de Deus, Maria Santíssima
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